Publicado em Deixe um comentário

1DIN vs. 2DIN auto-rádios: tipos, características e comparações

Hoje em dia, é difícil imaginar um automóvel moderno sem um sistema áudio cujos componentes principais sejam um sistema de som ou um receptor. A funcionalidade destes dispositivos aumentou significativamente nos últimos 10-15 anos, o que é bom, por um lado, mas, por outro, é uma decisão muito difícil de tomar para o condutor do automóvel. Para facilitar a sua vida, informamos sobre os auto-rádios 1-DIN e 2-DIN, os seus tipos, características e outras coisas importantes que cada comprador deve saber.

Principais vantagens de um auto-rádio moderno

Até há pouco tempo, a funcionalidade de um auto-rádio limitava-se a tocar CDs ou mesmo cassetes e rádio FM. Actualmente, a maioria deles oferece as seguintes funções:

  • СD/DVD player;
  • Reproduz todos os formatos comuns de ficheiros multimédia a partir de pen USB e cartão SD;
  • Reprodução de música no seu telemóvel e streaming via Bluetooth para o rádio do seu carro;
  • Grande ecrã LCD e reprodução de vídeo;
  • Navegação por GPS
  • Conectividade sem fios Wi-Fi, 3G ou 4G;
  • Sincronização com o seu smartphone, para que possa reproduzir chamadas através dos altifalantes do seu carro;
  • Controle o dispositivo inteligente tocando no visor do automóvel;
  • Jogos de vídeo, etc.

Podem também existir funções adicionais, tais como planeador diário, calendário, etc. É certo que nem todos os modelos estão equipados com estas funções. Quanto melhor estiver equipado, mais custos tem. Por exemplo, se não precisar de navegação por GPS, não tem de pagar mais por isso.

1DIN auto-rádio

Para a compatibilidade, ou seja, a possibilidade de instalar um auto-rádio num automóvel, existem dimensões padrão para um sistema áudio automóvel – 1DIN e 2DIN, ou seja, o tamanho da carroçaria do dispositivo.

No início da década de 80, os construtores de automóveis sublinharam a importância das normas para a dimensão dos auto-rádios. O DIN foi adoptado como norma internacional em 1984 e é ainda hoje largamente utilizado. Com esta norma, os condutores podem instalar os seus auto-rádios sem alterar a aparência do interior do veículo, do painel de instrumentos ou de um painel de instrumentos. Os auto-rádios 1-DIN têm uma dimensão padrão de 178 × 50 mm e podem ter qualquer comprimento dentro de uma gama razoável.

Funcionalidade

A maioria dos condutores pensa que o 1-DIN estéreo é menos funcional do que o seu “irmão mais velho” 2-DIN estéreo. É claro que há alguma verdade nisso, mas não em tudo – afecta apenas os modelos antigos. A qualidade dos dispositivos modernos é comparável, poderiam ter um ecrã rebatível, bem como uma porta USB e um leitor de cartões.

Assim, se tiver um painel de instrumentos em conformidade com a norma 1-DIN, não é necessário ampliá-lo.

2DIN auto-rádios

Como já foi referido, os auto-rádios 2-DIN têm um tamanho diferente, são duas vezes mais altos do que a norma DIN única – 178 × 100 mm. Por conseguinte, a presença de um ecrã táctil num auto-rádio moderno é obrigatória. Outra característica da maioria dos modelos é a protecção anti-roubo: o painel não é completamente amovível, apenas a parte frontal com botões duplos. Outras funções dependem do modelo.

Lembre-se que existem 1,5 auto-rádios DIN além da norma 1 e 2 DIN. Têm 75 cm de altura, 1,5 vezes mais do que 1-DIN.

Deixe uma resposta